Logo Planmed

Goiânia - GO | Central de Atendimento (62) 3224-2808
 

Glossário

Abrangência é a área geográfica onde serão prestadas as coberturas assistenciais do plano contratado.
Acidente pessoal é evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito, imprevisível, involuntário, violento e causador de lesão física que torne necessário o tratamento médico.
Acidente do trabalho é qualquer intercorrência que ocorra com o usuário em seu ambiente de trabalho, assim como em seu trajeto de ida ou retorno.
Agravo consiste em acréscimo no valor da prestação, definido com base em cálculos atuariais, permitindo a cobertura da doença preexistente, após o cumprimento das carências normais previstas para cada cobertura.
Ambulatório é a estrutura arquitetada, onde se realizam atendimentos de curativos, pequenas cirurgias, primeiros socorros ou outros procedimentos, que não exijam uma estrutura médica mais complexa para o atendimento dos usuários.
Ambulatorial é o atendimento que se limita aos serviços realizados em consultório ou ambulatório, definidos neste contrato, não incluindo internação hospitalar ou procedimentos para fins de diagnóstico ou terapia que embora prescindam de internação, demandem o apoio de estruturas hospitalares por período superior a 12 horas, ou serviços como de recuperação pós-anestésica, UTI, CETIN e similares.
Apartamento standard acomodação hospitalar individual, com banheiro privativo e direito a acompanhante.
Atendimento de emergência é aquele decorrente de risco de vida imediato ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente.
Atendimento de urgência é aquele decorrente de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional.
Avaliação médica para doenças ou lesões preexistentes é a avaliação realizada pelo médico perito, com o objetivo de verificar as condições físicas do usuário e detectar possíveis doenças ou lesões preexistentes, em que poderão ser realizados exames, para má avaliação mais exata da preexistência.
Cálculo atuarial é o cálculo estatístico efetuado com base na análise de informações sobre a frequência de utilização, tipo de usuário, tipo de procedimento, a fim de justificar a formação inicial dos valores das mensalidades a serem pagas pelo usuário e garantir a manutenção do plano contratado.
Carência é um período pré-determinado no contrato, contado a partir da inclusão do usuário no plano durante o qual não poderá fazer uso dos procedimentos cobertos pelo plano.
Cartão individual de identificação é a cédula que comprova a aceitação do usuário no plano de saúde em que se determina a identidade do usuário (nome, data de nascimento, código de inscrição no plano).
CID é o Código Internacional de Doenças, divulgado pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
Cobertura Parcial Temporária é a suspensão, pelo prazo de até 24 (vinte e quatro) meses, da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta Complexidade, relacionados às doenças e lesões preexistentes;
Consulta é o ato realizado pelo médico, que avalia as condições clínicas do usuário.
Co-participação é o valor pecuniário cobrado do usuário, através da aplicação de percentual calculado sobre os custos das consultas, exames e procedimentos prestados.
Contratada é a operadora de plano de assistência à saúde identificada no contrato que garantirá a prestação de serviços de assistência à saúde aos usuários do plano, através de seus médicos cooperados em rede própria ou contratada.
Contratante é a pessoa física identificada no contrato, que contrata a prestação de serviços de assistência à saúde para si e seus dependentes.
Contrato é o conjunto de cláusulas contratuais que estabelece obrigações e direitos tanto do CONTRATANTE como do CONTRATADO.
Declaração de Saúde é o questionário a ser preenchido pelo usuário no momento de sua inclusão no plano para avaliar seu atual estado de saúde e declarar a existência de doenças preexistentes.
Dependentes são aqueles que adquirem a qualidade de usuários quando preenchidas as condições legais vinculadas ao usuário titular.
Doença é a falta ou perturbação da saúde, que apresenta um conjunto característico de sintomas e sinais, que leva o indivíduo a tratamento médico-hospitalar.
Doenças ou lesões preexistentes são aquelas que o usuário tem conhecimento no momento de sua inclusão no plano.
Entrevista Qualificada é a avaliação feita pelo médico diante das informações constantes na declaração de saúde apresentada pelo usuário.
Evento é o conjunto de ocorrências e/ou serviços de assistência médica ou hospitalar que tenham por origem ou causa dano involuntário à saúde ou à integridade física do usuário ou de seus dependentes, que se inicia com a comprovação médica de sua ocorrência e término, seja através de alta médica, abandono do tratamento pelo usuário ou com a sua morte.
Exames são os procedimentos complementares solicitados pelo médico, que possibilitam uma investigação diagnóstica, para melhor avaliar as condições clínicas do usuário.
Guia Médico é a relação de médicos cooperados, serviços próprios e credenciados, fornecidos aos usuários.
Inscrição é o ato de incluir um usuário no plano, superada a fase de verificação da CONTRATADA.
Internação hospitalar ocorre quando o usuário é submetido a algum tipo de tratamento médico em regime hospitalar.
Mensalidade é o valor pecuniário relativo a cada usuário a ser pago mensalmente pelo CONTRATANTE, em face do plano de saúde.
Operadora é a pessoa jurídica responsável que opere produto, serviços, ou contrato de Plano Privado de Assistência à Saúde.
Órteses são dispositivos mecânicos aplicados sobre segmentos corporais, para oferecer-lhes apoio ou estabilidade, prevenir ou corrigir deformidades e permitir ou facilitar sua função, necessária durante o ato cirúrgico.
Plano é a opção de segmentação adquirida pelo CONTRATANTE.
Plano Referência é o plano definido na Lei n° 9.656/98 com cobertura assistencial médico hospitalar, compreendendo partos e tratamentos realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria e centro de terapia intensiva ou similar.
Prazo é o período mínimo previsto no contrato.
Procedimentos médicos ambulatoriais são aqueles executados no máximo com anestesia local, que não exijam a presença de médico anestesista e que não ultrapassem o máximo de 12 (doze) horas entre o início do procedimento e a alta do paciente.
Proposta de Adesão é o documento preenchido e assinado pelo CONTRATANTE em que constam seus dados pessoais e de seus dependentes.
Próteses são as peças artificiais empregadas em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo sua forma e/ou sua função.
Recursos ou serviços credenciados/contratados aqueles colocados à disposição do usuário para o atendimento médico-hospitalar, mas que não são rede própria da cooperativa.
Recursos próprios aqueles colocados à disposição do usuário para atendimento médico-hospitalar.
Reembolso é a devolução de valores gastos em atendimento de urgência/emergência, quando não for possível a utilização da rede da CONTRATADA, até o limite da tabela referência de valores praticados pela PLANMED.
Segmentação são as coberturas mínimas definidas pela Lei nº 9.656/98 para cada uma das modalidades de planos de saúde oferecidas pelas operadoras.
Titular é o usuário CONTRATANTE do plano.
Usuário é a pessoa física inscrita no plano de saúde, que usufruirá dos serviços contratados, seja na qualidade de titular ou dependentes.
Vigência é a data a partir da qual passam a entrar em vigor os termos do contrato.

Alergologia Tratamento de doenças alérgicas.
Anatomia Patológica Estuda o material retirado durante os atos cirúrgicos.
Angiologia Tratamento de doenças das artérias e veias.
Audiometria Exame que mede o nível de audição.
Betaterapia Procedimentos especiais para o tratamento de diversos tipos de doenças pela radioterapia.
Biópsia Procedimento cirúrgico que pode ser realizado em qualquer região do corpo com retirada de material para análise e diagnóstico de doença.
Cardiologia Trata das doenças do coração.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Trata das doenças do estômago, intestino e outros através de cirurgia.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço Trata das doenças da cabeça e pescoço através de cirurgias.
Cirurgia Cardíaca Trata das doenças do coração, através de cirurgias.
Cirurgia Geral Trata as hérnias, doenças do intestino, etc, através de cirurgia.
Cirurgia Pediátrica/Infantil Trata das doenças cirúrgicas da criança (hérnia, fimose, etc).
Cirurgia Plástica Reparadora Correção de manifestações congênitas ou deformidades, principalmente as decorrentes de acidentes, através de cirurgia de caráter reparador.
Cirurgia Torácica Tratamento de doenças cirúrgicas dos pulmões, brônquios e traquéia.
Cirurgia Vascular Tratamento de doenças cirúrgicas de veias e artérias.
Clínica Médica Trata as doenças em geral e pode orientar para os tratamentos específicos.
Colposcopia Exame que avalia o grau de normalidade da vagina e colo uterino.
Dermatologia Trata as doenças da pele.
Emergência Situação médica que apresente risco de vida ou sofrimento intenso, com risco de lesão permanente podendo ocorrer a morte, se o atendimento não for realizado imediatamente (hemorragia aguda de grande porte, sofrimento fetal, tamponamento cardíaco, etc).
Endocrinologia Trata as doenças das glândulas como, por exemplo, diabetes, hipotireoidismo, etc.
Endoscopia Digestiva Exame especial que avalia o estado funcional do esôfago, estômago e intestino.
Ergometria Exame especial que avalia o estado funcional do coração e das coronárias.
Gastroenterologia Trata as doenças do aparelho digestivo: estômago, intestino, fígado, vesícula, pâncreas, etc.
Geriatria Especialidade médica que trata as doenças dos idosos.
Ginecologia Trata, através de medicamento ou cirurgia, as doenças da mulher.
Hematologia Trata as doenças do sangue.
Homeopatia Trata os diversos tipos de doenças através da medicina não alopática.
Laboratório de Análises Local onde são efetuados diversos tipos de exames para avaliar diferentes tipos de supostas infecções: sangue, urina, fezes, etc.
Mastologia Trata as doenças da mama.
Medicina Nuclear Diagnóstico e tratamento de doenças através de isótopos radioativos.
Nefrologia Trata as doenças do rins.
Neonatologia Especialidade que cuida de bebês do momento do nascimento até o 28° dia de vida.
Neurocirurgia Trata clinicamente as doenças cirúrgicas do cérebro, medula e nervos.
Neurologia Trata clinicamente os diferentes tipos de doenças dos nervos e do cérebro.
Obstetrícia Trata a gestante, orientando e acompanhando a evolução da gravidez até o nascimento do bebê.
Oftalmologia Trata as doenças dos olhos, por procedimentos clínicos ou cirúrgicos.
Oncologia Trata clinicamente as doenças neoplásicas (câncer).
Ortopedia/Traumatologia Trata as doenças e deformidades ósseas e musculares, bem como traumas externos sofridos em acidentes.
Otorrinolaringologia Trata as doenças de ouvido, nariz e garganta.
Pediatria Trata as doenças na criança e acompanha o seu desenvolvimento.
Pneumologia Trata as doenças dos pulmões.
Colo-Proctologia Trata as doenças do ânus , intestino grosso (hemorróidas, colites, etc)
Radiologia/Imagenologia Exames efetuados através de raio-x ou ultra-sonografia, que avaliam diversas regiões do corpo e auxiliam no diagnóstico de patologias.
Radioterapia Método terapêutico para tratamento de diferentes tipos de tumores.
Ressonância Magnética Exame complementar para diagnóstico de algumas doenças do cérebro, coluna vertebral e articulações, que deve ser feito se houver indicação, quando o diagnóstico não puder ser feito por meio de outros métodos.
Reumatologia Trata as doenças articulares musculares (ex.: reumatismo em geral).
Tomografia Computadorizada Exame especial que avalia diferentes regiões do corpo humano, através de aparelho específico, acoplado a um computador, que tem indicações especificas.
Urgência Situação médica que necessite de tratamento em curto prazo de tempo, porém sem o caráter de morte iminente, como nas emergências.
Urologia Trata as doenças das vias urinárias

Nossos Planos

Plano Empresarial

Garantir a saúde dos colaboradores de uma empresa é uma decisão que gera...

Saiba Mais

Plano Individual

A saúde individual é tão importante quanto à saúde familiar. Optar apenas pela saúde...

Saiba Mais

Agende uma Visita

Entre em contato para agendar uma visita de nosso departamento comercial. Clique Aqui

Solicite uma cotação (62) 3932-0112 ou Clique Aqui